HIPERPLASIA PROSTÁTICA
A Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) é caracterizada pelo aumento da próstata, que normalmente se inicia em homens a partir dos 40 anos de idade.
A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor do homem, produzindo (secretando) um líquido que se junta à secreção da vesícula seminal para formar o sêmen (esperma) e auxiliar no transporte dos espermatozóides, produzidos nos testículos até a sua ejaculação durante o orgasmo.
SINAIS E SINTOMAS
O jato urinário fraco e intermintente, podendo variar durante o dia ou ao longo do tempo e a intensidade dos sintomas. Alguns pacientes podem ainda apresentar desejo micional mais freqüente, sensação de esvaziamento vesical incompleto, aumento da freqüência urinária a noite. Alguns pacientes tambéms se queixam de demorar mais para esvaziar a bexiga.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico é feito através da dosagem do PSA, toque retal e sintomatologia.
O crescimeno benigno da próstata é caracterizado por aumento da próstata sem alteração significatva do PSA. A espectativa do PSA pode variar de acordo com a idade e tamanho prostático.
O toque retal, ou exame digital da próstata, é realizado com a palpação digital via retal, onde se percebe o aumento de volume da próstata sem a presença de nódulo endurecido.
E os sintomas podem variar muito de intensidade dependendo do grau de osbrução que a próstata ocasiona na uretra. Podendo ser utilizado o Escore Internacional de Sintomas Prostáticos qeu tenta identificar a gravidade dos sintomas para melhor orientar o tratamento.
Na maioria das vezes esse três ítens podem serem suficientes para o diagnóstico de hiperplasia prostática. Algumas vezes necessitamos lançar mão de alguns métodos diagnósticos complementares, como cistoscopia, estudo urodinâmico, uretrocistrografia, ultrasonografia, biósia de próstata, para confirmaçao caso exista alguma dúvida, para diagnóstico diferencial, como estenose de uretra, uretrite, prostatite, neoplasia de próstata.
TRATAMENTO
Atualmente existem muitas opçoes de tratamento para hiperplasia prostática, sendo o tratamento farmacológico o mais utilizado.
Os principais fármacos utilizados para o tratamento da hiperplasia prostática são os chamado alfa-bloqueadores. Destes os mais comuns são a Doxazosina e a Tansulosina, qeu são utilizados para o alívios dos sintomas, sendo qeu os principais efeitos adveros destes fármacos são a hipotensão postural (queda da pressão) principalmente em pacientes mais idosos, também tonturas. Outro grupo muito utilizado são os inibidores do 5-HT, como a finasterida e a duasterida. Estes medicamentos podem sere utilizados de forma isolada ou combinada.
A cirurgia geralmente está indicada aqueles pacientes refratários ao tratamento clínico qeu não melhoram mesmo mediante o tratamento farmacológico. A indicação formal de tratamento cirúrgico são: retenção urinária, volume residual elevado, alteração de funçao renal.
O tratamento cirúrgico vai depender do volume prostático. A indicação padrão para próstata até em média de 80g é a Ressecção Trans-Uretral da Próstata (RTU-P) para próstata maiores está indicado a Prostatectomia a ceu aberto, sendo empregadas a técnica retropúbica e a transvesical. Podendo ainda ser utilizado o laser para enucleaçao da próstata.