CÂNCER DE PRÓSTATA
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.
Estimativas do ano de 2022 de mais de 68.000 novos caso de câncer de próstata. (Fonte INCA)
SINAIS E SINTOMAS
No início o câncer de próstata não apresenta sintomas. Por isso a necessidade dos exames preventivos. Os sintomas podem ser semelhantes com outros sintomas de outras doenças da próstata, como a HIPERPLASIA PROSTÁTICA e a PROSTATITE. Somente através de exames é possivel detectar a doença e tratá-la.
O sintoma de dificuldade para urinar, pode estar relacionado ao câncer quando começa a obstruir a uretra. Outros sintomas com dor e sangramento ao urinar, diminuiçao da força do jato urinário, aumento de micções noturnas, retenção urinária, infeção urinária, dores na coluna, fêmur, bacia. devem ser investigados.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico precoce é ainda uma das melhores formas de se atingir bons resultados no tratamento do câncer de próstata e até mesmo a cura.
TOQUE RETAL
O exame de toque retal é realizado no próprio consultório do urologista. Simples, rápido, é ele que pode detectar os primeiros sinais de problemas com a próstata.
PSA
O PSA é um exame de sangue que detecta os níveis de antígeno postático específico no organismo dos homens. O seu valor normal varia com a idade do paciente e o tamanho da próstata. Atualmente se considera normal ate 2,5ng/ml para os pacientes em torno dos 50 anos e de 4,0ng/ml para os pacinetes até 70 anos.
Como o PSA é específico da próstata, o fato de seu nível estar aumentado não qeur dizer qeu seja necessariamente câncer de próstata e sim um distúrbio na próstata que merece investigação.
BIÓPSIA DE PRÓSTATA
Na biópsia de próstata é retirado uma pequena quantidade de tecido prostático para ser analisado por um médico patologista. E a Biópsia de próstata pode estar indicada na elevação persistente do PSA ou alterções de consistência (nódulos) no toque retal.
FATORES DE RISCO
As ocorrências de câncer de próstata aumentam com a idade. Mas um dos fatores mais importantes e a questão da hereditariedade. Quem possui casos de câncer de próstata na família, tem mais chances de desenvolver a doença.
TRATAMENTO
O tratamento do câncer de próstata, leva em consideração o tamanho do tumor, o tipo de tumor, a velocidade de crescimento, a extenção e localizaçao do tumor, bem como a idade do paciente, as condições de saúde do paciente. O tratamento pode varias desde a observação vigilante, como a cirurgia, radioterapia, hormônio terapia ou até mesmo em alguns caso a quimioterapia. Esses tratamentos de forma isolada ou combinadas.
CIRURGIA
1. CONVENCIONAL:
A cirurgia convencional para o câncer de próstata consiste na remoção de toda a próstata e vesiculas seminais. Ainda é o tratamento padrão para o tratamento do câncer de próstata.
A cirurgia gerlamente é realizada através de uma incisão (corte) na região infraumbelical, onde se consegue acessar a próstata, removendo ela completamente. A cirurgia pode ter como complicaçaoes sangramentos, infecção as mais frequentes, e as sequelas da cirurgia podem ser a impotência sexual e a incontinencai urinária, que pode variar de incidência conforme estadio da doença, idade do paciente e co-morbidades, doenças pré- existentes.
2. LAPAROSCÓPICA (VÍDEO)
A cirurgia laparoscopia ou por vídeo, consiste em reazliar a cirurgia sem a incisao, sem o corte abaixo do umbico, são realizados de 4 a cinco pequenas incisões de 2cm por onde são posicionados os trocartes e pinças para a realizaçao da cirurgia. Podendo o pacinte retornar as atividades mais precocemente comparada a ciruriga convencional. Os riscos de impotencia, incontinencia e sangramento são semelhantes a cirurgia convencional.
3. ROBÓTICA
A cirurgia robótica é a tecnica que emprega o uso do Robo cirurgião para auxiliar a cirurgia, mas é excecutada pelo médico cirurgião, o robô só obecece aos movimentos realizado pelo médico. É semelhante a cirurgia laparoscopica em termos de incisão, onde são feitas pequenas incisões para o posicionamento das pinças para a realização da cirurgia. Tem se mostrado uma técnica promissora e que cada vez esta sendo mais utilizada, o custo do equipamento ainda é um fator limitante para a realidade brasileira.