Passo Fundo / RS - quinta-feira, 10 de julho de 2025

CÂNCER DE BEXIGA

 

CÂNCER DE BEXIGA

          O principal sintoma do câncer de bexiga, é o sangramento urinário, a presença de hematúria macroscópica, sem dor, deve ser investigado para afastar a possibiliade de câncer de bexiga.

DIAGNÓSTICO

          Os exames de imagem como o US é o principal exame para triagem da hematúria macroscópica, para tentar identificar a origem do sangramento. a presença de lesão vesical suspeita no US, requer uma cistoscopia para complementação diagnóstica para melhor visualizar a lesão e biopsiar para identificar o tipo histológico da lesão. 

          A tomografia é o exame utilizado para o estagiamento e planejamento cirúrgico do tumor vesical


TRATAMENTO

     O tratamento inicial do cancer de bexiga é a Resseção endoscópica de Tumor vesical (RTU) que consiste em realizar a ressecçao endoscópica da lesao, incluindo a camada muscular da bexiga para completar o estadiamento, pois o comprometimento da musculatura própria da bexiga requer um tratamento mais agressivo, É a indicação formal de Cistectomia Radical.

O tratamento do cancer de bexiga é basicamente aa RTU de Bexiga para tumroes superficiais e a Cistecotmia para tumores invasivos sem doença extravesical.

O cancer de bexiga multifocal, maiores de 3 cm, mesmo superficiais, tem tambem indicaço de tarapia adjuvante com isntilação de quimioterápico intravesical. E Pacinete com doença extravesical podem ser candidatos a quimioterpia sistêmica.

 

CISTECTOMIA RADICAL

          A cistecotmia radical, e o procediemtno cirurgico de escolha para o tratamento do câcner de bexiga invasivo sem doença extravesical, uma ciruriga de grande porte, que consiste na remoção de toda a bexiga e próstata nos homens. A recontruçao vai depender de alguns fatores locais como o comprometimento da uretra, óstios ureterais, dilataçao do sistema coletor, para escolher o melhor metodo de reconstruçao. Os dois principais métodos sao com reconstruçao a Bricker qeu consiste em exteriorizar os uretere por intermédio de uma alça de intestino delgado exclusa. Ou com reconstruçao de bexiga ortotópica com segmento intestinal, na grande maioria das vezes ileo terminal.

         Por se tratar de uma ciruriga de grande porte, deve ser levado em consideração as condições prévias e as comorbidades do paciente para um resultado mais favorável do procedimento.

         As tecnicas comumente empregada para a cistecotmia radical são:

- CISTECTOMIA CONVENCIOAL:  realizada atravez de uma incisão infraumbelical

 

Cistectomia - como é o procedimento? - Exames e Procedimentos > AbcMed

 

-CISTECTOMIA LAPAROSCÓPICA: realizada atrasvés da técnica videolaparoscópica no qual se introduz em média 5 trocartes no abdoem inferior para a realizaçao do procedimento para a cistecotmia.

Cirurgia Laparoscópica para o Tumor da Bexiga - Cistectomia

 

- CISTECTOMIA ROBÓTICA: executada com auxilio do robo, tambem por via laparoscópica com introcudçao de trocartes e pinças laparoscópicas sem grandes incisões no abdome.

 Conheça 7 benefícios da cirurgia robótica Joinville